07/10/13

Conferência sobre Literatura Moçambicana

Depois da conferência do professor Félix Filimone F. Tembe, no passado mês de março, e que pode ser visualizada na UVigo TV, o Departamento de Filologia Galega e Latina da Universidade de Vigo, apresenta agora outra conferência mais sobre literatura moçambicana:
Na quinta-feira, dia 10 de outubro, o professor e investigador Cremildo Bahule falará sobre "Literatura Moçambicana: um msaho em sedimentação".
A conferência terá lugar no auditório da Faculdade de Filologia e Tradução a partir das 12:00 horas.







"msaho": dança orquestral moçambicana acompanhada de canto.

dança orquestral acompanhada de canto

msaho In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-10-04].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/msaho

Cremildo Bahule, é ensaísta, escritor e asessor editorial em Ndjira – Sociedade Editorial. É Mestrando em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane. Publicou o ensaio Carlos Cardoso – Um poeta de consciência profética (Alcance Editores, 2010) e Literatura Feminina, Literatura de Purificação: O Processo de Ascese da Mulher na Trilogia de Paulina Chiziane (Ndjira, 2013). Participou como investigador num projecto de recolha das tradições orais de Moçambique, posteriormente publicado em Multiculturalidade e Plurilinguismo: Tradição oral e educação plurilingüe na África central e austral (cf. também o site Contafrica). Foi investigador associado da «Unidade de Diagnóstico Social» do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, tendo realizado um estudo sobre a relação entre a música popular moçambicana e as línguas autóctonas. Os resultados foram publicados em Kudumba Ka Vana Va Ndota: A música como uma plataforma de preservação da língua – (Um) diálogo sociolingüístico sobre a estética musical de Ghorwane (actualmente no prelo). Também publicou, em 2011, Babalaze – A outra margem da verdade, entrevista com o rapper moçambicano Azagaia, e colaborou na obra Samora Machel – História de uma vida dedicada ao povo moçambicano, editada pelo Instituto de Investigação Sócio-cultural. Em 2012, editou o livro de poesia Caligrafias – Liricismo naïf, no I Encontro Internacional do Livro em Cartão, realizado em Maputo. Actualmente, é investigador independente e está a desenvolver uma pesquisa sobre a ideia da “mestiçagem moçambicana” partindo da construção polifónica e do relato do discurso na ficção narrativa de Paulina Chiziane e a “convergência entre bilinguismo, literatura e direitos humanos”. Durante o mês de outrubro, foi o convidado do programa de Residências para Escritores e Escritoras, da editorial galega Axóuxere.


Sem comentários: