14/03/12

Fred Martins: "Samba e outras bossas, poesia cantada brasileira"

O cantor e compositor fluminense Fred Martins falará e cantará na próxima quarta-feira, dia 21 de Março, na Faculdade de Filologia e Tradução da Universidade de Vigo ("Sala de Graos", 12:00 horas), em relação com o tema: 
"Samba e outras bossas, poesia cantada brasileira".

Fred Martins tem um repertório variado e muito relacionado com a tradição musical do artesanato da canção no Brasil, dialogando com o samba e a bossa nova, e também misturando elementos do rock e de outros estilos musicais. Recebeu o último Prêmio Visa de Música Brasileira.

A sua relação com a tradição musical brasileira afiançou-se com o trabalho de transcrição de partituras para alguns dos mais famosos Songbooks produzidos por Almir Chediak entre eles os de Chico Buarque, Tom Jobim, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Noel Rosa, João Bosco, Caetano Veloso entre outros. Este vídeo é uma versão de "Tempo afora" do disco homónimo de 2008:


Até agora, Fred Martins publicou quatro discos: Janelas (2001), Raro e comum (2005), Tempo Afora, CD e DVD (2008), Guanabara (2009). Acaba de lançar o trabalho Acrobata em dupla com
Ugia Pedreira (Galiza).
Participou nos festivais internacionais Músicas Portuárias, Cantos na Maré, Festival Jawhara (Marrocos), entre outros eventos.
Actualmente participa como compositor e intérprete no espectáculo de María Pagés, Utopia inspirado em Óscar Niemeyer.
 Mais informação:
"Tempo Afora" (DVD Tempo Afora - Canal Brasil):

Sem comentários: