16/02/11

Os Novos Hinos do Precariado e da Corrupção

Os Deolinda, grupo de revelação dos últimos anos em Portugal, deram no dia 23 de Janeiro um concerto no Coliseu do Porto, onde apresentaram novas canções. Uma delas converteu-se, espontaneamente, numa espécie de hino do precariado jovem em Portugal. Vejam, por exemplo, as reacções no Blitz ou, também, no Jornal de Letras que caracteriza a letra como uma "descrição da primeira geração que vive e viverá pior que os pais". Supreendidos com a recepção efusiva do público, os Deolinda já prometeram oferecer em breve um vídeo de boa qualidade. Por enquanto só pulam pela net gravações de espectadoras/es como esta:



A letra é, de facto, corrosiva:

Sou da geração sem remuneração
E não me incomoda esta condição
Que parva que eu sou
Porque isto está mal e vai continuar
Já é uma sorte eu poder estagiar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar


Sou da geração "casinha dos pais"
Se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
E ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar

Sou da geração "vou queixar-me pra quê?"
Há alguém bem pior do que eu na TV
Que parva que eu sou
Sou da geração "eu já não posso mais!"
Que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou
E fico a pensar,
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar

Entretanto, os Homens da Luta, conhecidos pelo seu estilo que combina a música com o sketch satírico, já responderam à canção dos Deolinda com uma versão ainda mais sarcástica. A sua adaptação alude aos acontecimentos políticos dos últimos anos em Portugal, relacionados com a corrupção:



A letra é esta:

Que Esperto Que Eu Sou

Sou da geração da corrupção
Violo a lei e a Constituição
Que esperto que eu sou

Sou da geração da intimidação
Eu calo jornais e a televisão
Que esperto que eu sou

Sou da geração não-me-canso-de-mais
Estou um piso acima dos comuns mortais
Que esperto que eu sou

Estes são só dois exemplos, estilisticamente bem diferentes, da actual vigência da canção protesta em Portugal com apoio na música popular. Porém, os Deolinda, também são um acontecimento musical de grande interesse e de projecção internacional neste momento. Vejam e oiçam só este excerto dum concerto que deram, em Outubro do 2010, no Joe's Pub em Nova York:


Fun with Fado? Deolinda Plays Joe's Pub from Michal Shapiro on Vimeo.

Sem comentários: